Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fez MBA Executivo organizado pelo Banco Mundial na Harvard Business School, além de vários cursos de especialização, principalmente nas áreas financeira e de negociação externa.
Ingressou no Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) em 1985, como advogado e ocupou o cargo de Gerente de Organismos Internacionais no Departamento Financeiro e Internacional. Foi advogado do Banco Mundial, de 1992 a 1995, na divisão de América Latina e Caribe do departamento jurídico, em Washington. Em Brasília, desde 1995, ocupou o cargo de Secretário-Adjunto de Assuntos Internacionais no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e também no Ministério da Fazenda.
No início de 2004, foi nomeado pelo Presidente da República, por indicação do Ministro de Estado da Fazenda, para exercer o cargo de Presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), onde se aposentou em 2018. Exerceu a presidência do Grupo de Ação Financeira da América do Sul contra Lavagem de Ativos (GAFISUD) no ano de 2006 e do Grupo de Ação Financeira contra a Lavagem de Dinheiro e o Financiamento do Terrorismo (GAFI) em 2008.