Bernardo Antonio
Machado Mota

Presidente do IPLD e Ex-Coordenador-Geral de Articulação Institucional do COAF

Pós-graduado em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Escola Nacional de Administração Pública. Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UNB), onde também iniciou o curso de Economia ainda pendente de conclusão.

No período de 1997 a 1999 atuou como Chefe da Divisão de Organismos Internacionais da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do Ministério de Ciência e Tecnologia, onde era responsável pelo assessoramento à cooperação multilateral.

No período de 1999 a 2001, trabalhou como Assessor para Assuntos Internacionais da Presidência do COAF, onde também estava responsável pela cooperação do Conselho, tanto bilateral quanto multilateral, além de assessorar o Presidente ou representa-lo em foros e reuniões internacionais, bem como em delegações brasileiras no país ou no exterior. Participou também como especialista em inúmeras avaliações de países no âmbito dos grupos internacionais sobre o tema, além de ter trabalhado na coordenação nacional da avaliação do Brasil junto a esses grupos.

Após tornar-se Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, retornou ao COAF em 2002, onde permanece até o presente momento como Coordenador-Geral de Articulação Institucional, sendo responsável pelos assuntos internacionais do órgão. Dentre as funções exercidas, tem atuado, juntamente ao Presidente do COAF, em diversos foros internacionais sobre o tema, tendo participado e chefiado inúmeras delegações brasileiras e também atuado como especialista em diversas avaliações internacionais. Atuou como chefe da delegação brasileira no GAFI, GAFILAT e Coordenador do Grupo de Trabalho sobre Assistência Técnica e Treinamento do Grupo de Egmont.

Atualmente, é o Presidente a frente do Instituto de Instituto de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo (IPLD).