Luiz Navarro é formado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestre em Políticas Anticorrupção pela Universidade de Salamanca (laureado com Matricula de Honor).
É ex-Ministro-Chefe da Controladoria Geral da União (CGU) e ex-Presidente e Membro da Comissão de Ética Pública da Presidência da República (CEP) e Consultor do Senado Federal. É membro do Comitê Consultivo Sênior da Academia Internacional Anticorrupção (IACA). Na CGU, ocupou ainda os cargos de Corregedor da Área Econômica, de Secretário de Prevenção da Corrupção e de Secretário-Executivo da CGU, entre 2003 e 2013.
Luiz Navarro participou da elaboração e implementação de normativos relacionados ao combate à prevenção e corrupção, a exemplo da Lei Anticorrupção (Lei nº 12.846/2013), da Lei de Conflito de Interesses (Lei nº 12.813/2013), da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527/2011) e da legislação antinepotismo no Poder Executivo federal (Decreto nº 7.203/2010). Durante o período na CGU, coordenou, ainda, a participação do Brasil em diversos mecanismos internacionais, a exemplo do Grupo de Trabalho sobre Suborno Transnacional, no âmbito da Convenção da OCDE, e da implementação da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção.
Navarro atuou também como perito titular do Brasil no Mecanismo de Acompanhamento da Implementação da Convenção Interamericana contra Corrupção (MESICIC). Ainda no Poder Executivo Federal, exerceu o cargo de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG) e foi membro do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).
Navarro atuou como consultor sênior do escritório Veirano Advogados na área Anticorrupção e Compliance e integrou os Conselhos de Administração e Fiscal da Petrobras, de março de 2015 a abril de 2017. É sócio fundador do Escritório Hage & Navarro Sociedade de Advogados.