Marconi Costa Melo

Coordenador-Geral de Articulação Institucional do Coaf

Formado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestre em Relações Internacionais, orientação Organismos Internacionais/Direito Internacional, Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires (UBA).

Coordenador-Geral de Articulação Institucional do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF) e ex-Coordenador-Geral de Cooperação Jurídica Internacional em Matéria Penal do Departamento de Recuperação de Ativos do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional da Secretaria Nacional de Justiça do Ministério de Justiça e Segurança Pública. 

Foi Secretário Executivo do Grupo de Ação Financeira da América Latina (GAFILAT – Argentina), no período de 2016 a 2019. Atuou como Diretor Adjunto do Departamento Internacional e Coordenador do Núcleo de Controvérsias no Exterior do Departamento Internacional da Procuradoria-Geral da União, Advocacia-Geral da União do Brasil (AGU), de 2013 a 2015. Ocupou o cargo de Secretário Executivo Adjunto do Grupo de Ação Financeira da América do Sul GAFISUD (organismo internacional posteriormente renomeado como GAFILAT), Argentina, de 2012 a 2013. 

Atua como instrutor em cursos sobre “40 Recomendações do GAFI ou Cursos a países a ser avaliados” a funcionários de Argentina, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Guatemala, Panamá, Peru, República Dominicana e Uruguai; e em cursos de “Formação de Avaliadores – Metodologia de Avaliação do GAFI” para delegados dos países membros do GAFILAT (incluindo funcionários designados pela República Federativa do Brasil). Coordena avaliações mutuas do sistema de combate a lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo de diversas jurisdições, entre elas Panamá, República Dominicana, Bolívia e Uruguai.