Rashmi Singh

PhD e Especialista em Análise do Terrorismo

Doutora em Relações Internacionais pela London School of Economics and Political Science (LSE), Reino Unido, mestre em História pela Jawaharlal Nehru University, Índia, e bacharel em História pela Delhi University, Índia. 

Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da PUC Minas. Além disso, é co-fundadora e co-diretora da rede de pesquisa sobre Terrorismo, Radicalização e Crime Transnacional (TRAC). 

Possui expertise regional sobre o Oriente Médio e Sul da Ásia. É fluente em Inglês, Hindi, Urdu, Português, e possui conhecimentos de Árabe. A profa. Singh conduziu extensivo trabalho de campo no Oriente Médio e seu livro Hamas and Suicide Terrorism: A Multi-Causal and Multi-Level Approach, examina o advento e desaparecimento de ataques suicidas no conflito Israel-Palestina. Também atuou como investigadora principal no concluído projeto In the Eyes of the Beholder financiado pelo grupo START, da Universidade de Maryland, EUA. O projeto desenvolveu métricas de sucesso e falhas da Guerra Global Contra o Terror e da Jihad Global. 

Em 2019, recebeu o título de Membra Honorária do Centro para o Estudo do Terrorismo e da Violência Política (CSTPV) da Universidade de St. Andrews (Escócia) em comemoração aos 25 anos do programa. Atua também como mentora acadêmica para o International Counter-Terrorism Youth Network (ICTYN).

A Prof.ª. Singh atuou como membra do Conselho de Agenda Global do Terrorismo do Fórum Econômico Mundial (2013–2014) e foi consultora, treinadora e professora de várias agências governamentais, organizações internacionais e militares, incluindo a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Polícia Escocesa, o Polícia Metropolitana de Londres, Academia Real Militar de Sandhurst, Centro Europeu de Estudos de Segurança George C. Marshall, Home Office Britânico, Forças Armadas Alemãs, Polícia Federal do Brasil e Polícia Militar do Brasil. 

Também trabalha como editora associada da renomada revista Perspectives on Terrorism e nos conselhos editoriais de várias outras, incluindo International Journal of Conflict and Violence and International Politics.