Ricardo Andrade Saadi

Oficial de Ligação da PF na Europol

Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1999) e em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Possui mestrado (2007) e doutorado (2012) em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Atua como delegado do Departamento de Polícia Federal desde 2002, tendo atuado como diretor do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) entre 2010 a 2017. Posteriormente, ocupou o cargo de Superintendente da PF do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, e foi também chefe do Serviço de Repressão a Crimes Financeiros.

Atualmente, exerce a função de Oficial de Ligação da Interpol. É professor convidado do Instituto de Direito Público de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas e da Academia Nacional de Polícia. Palestrante em diversos cursos relacionados ao combate ao crime organizado, à lavagem de dinheiro e à corrupção, bem como à cooperação jurídica internacional e à recuperação de ativos.